
Escritórios de advocacia e pessoas que aguardam decisões judiciais na área trabalhista, previdenciária ou de pedido de indenização em todo o país estão sendo alvos de um golpe que tem crescido nos últimos meses: o do falso advogado. Criminosos se passam por profissionais do Direito em mensagens de celular e por e-mail, conseguindo causar prejuízos consideráveis nas vítimas.
Esse golpe chamou a atenção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo grau de sofisticação utilizado pelos fraudadores, que empregam uma linguagem jurídica sofisticada e, em alguns casos, simulam a voz dos verdadeiros advogados. A OAB-PA lançou uma cartilha para prevenir contra a fraude, listando os tipos de golpes mais comuns, dando orientações para clientes, escritórios e advogados, e explicando o que as vítimas devem fazer caso caiam no golpe.
- Tipos de golpes mais comuns;
- Orientações para clientes, escritórios e advogados;
- O que as vítimas devem fazer caso caiam no golpe.
Valério Saavedra, presidente da Comissão de Apoio à Advocacia Criminal e Júri da OAB-PA, responsável pela campanha na OAB-PA e pela cartilha, explicou que o golpe atinge todos os níveis da advocacia e clientes, dos pequenos aos maiores escritórios. “Elaboramos uma cartilha bem didática, com linguagem simples e acessível a todos, para que a prevenção possa realmente acontecer e consigamos impedir esse tipo de ação criminosa”, destacou o advogado.
Fonte: dol.com.br
Nosso Whatsapp
Clique aqui


