SOBRE O PORTAL            EQUIPE            CONTATO

Atividades extracurriculares fortalecem o desenvolvimento infantil além da sala de aula

As atividades extracurriculares têm se mostrado aliadas importantes no desenvolvimento integral das crianças

As atividades extracurriculares têm se mostrado aliadas importantes no desenvolvimento integral das crianças
Judô, balé, música, artes, teatro e esportes coletivos. Cada vez mais presentes no cotidiano escolar, as atividades extracurriculares têm se mostrado aliadas importantes aliadas no desenvolvimento integral das crianças. Mais do que um complemento à rotina pedagógica, essas atividades favorecem a construção de habilidades socioemocionais, estimulam a criatividade e ajudam no fortalecimento da autoestima desde a primeira infância.

Um estudo publicado pela Fundação Itaú Social e Fundação Carlos Chagas, identificou que crianças envolvidas em atividades extracurriculares apresentam melhor desempenho em leitura, escrita e matemática, além de maior engajamento e permanência escolar. Em muitas instituições, essas atividades são organizadas na forma de clubs ou oficinas no contraturno. A proposta é oferecer aos alunos oportunidades de aprendizado prático e vivencial, respeitando seus interesses individuais e permitindo a experimentação em diferentes áreas.

Segundo a educadora da Escola Canadense de Belém, Caroline Aguiar, o envolvimento com atividades extracurriculares contribui para o desenvolvimento de competências como disciplina, cooperação, empatia, responsabilidade e autonomia — aspectos tão importantes quanto os conteúdos curriculares tradicionais. “O contato com diferentes linguagens – seja por meio da arte, do movimento corporal ou de práticas mais técnicas – favorece o amadurecimento emocional e social da criança. Além disso, quando ela escolhe algo que gosta de fazer, o engajamento é muito maior e o aprendizado acontece de forma mais natural”, destaca Caroline.

As famílias também relatam benefícios. Crianças mais tímidas passam a se expressar com mais confiança em oficinas de teatro ou música; outras desenvolvem coordenação motora e autocontrole em práticas como balé ou judô. Além disso, essas experiências muitas vezes ajudam na descoberta de talentos e preferências que vão acompanhar a criança por toda a vida.

“As atividades extracurriculares oferecem à criança a chance de se conhecer melhor, explorar diferentes formas de expressão e desenvolver habilidades que muitas vezes não aparecem nas disciplinas tradicionais. Quando uma criança participa de uma aula de balé, judô ou música, ela está aprendendo a lidar com regras, frustrações, cooperação e até mesmo com o próprio corpo. Tudo isso contribui de forma direta para o amadurecimento emocional e social”, explica a educadora.

Apesar de serem atividades “extras”, sua função vai além do entretenimento. Elas ajudam a equilibrar o aprendizado intelectual com aspectos afetivos, físicos e sociais — contribuindo para a formação de indivíduos mais preparados para os desafios da vida em grupo.

Compartilhe:
Agende uma cobertura, envie sugestões de eventos, informações, denuncias, notícias, videos e muito mais...
 Nosso Whatsapp 
Clique aqui
tags:
esquina do frnago logo
banner internet lackson leal - (1)
previous arrow
next arrow